Estantes convencionais ou estantes leves é o tipo de estrutura que utilizamos quando precisamos armazenar produtos de pequeno volume e peso, não paletizados e com armazenagem manual. A sistema consiste basicamente de dois elementos: As prateleiras e as colunas perfuradas.
As colunas têm perfil em forma de “L” e são perfuradas em passos específicos permitindo a regulagem na altura das prateleiras. As colunas de melhor qualidade possuem espessura mínima de 2 mm.
As prateleiras são os elementos horizontais do sistema e são nelas que são apoiadas as cargas. Normalmente são feitas em chapas finas e possuem elementos de aumento de sua capacidade como: reforços centrais, laterais e frontais.
Existe uma série de acessórios padrões para este tipo de estrutura. Os mais comuns são:
- Divisores de prateleiras: Permitem a divisão dos vãos em forma de escaninhos
- Gaveteiros: São pequenas gavetas posicionadas lado a lado no vão formado por duas prateleiras adjacentes.
- Retentores: São colocados na parte frontal da prateleira evitando a queda de produtos roliços.
- Fechamentos laterais e de fundo: Isolam o módulo de estante evitando a passagem de produtos entre os mesmos e permitindo a colocação de portas formando, assim armários isolados.
Além destes, uma infinidade de acessórios permitem a utilização mais racional deste sistema. Como exemplo, podemos citar a utilização nos segmentos específicos:
- Concessionárias de automóveis ou autopeças: Porta-amortecedores, porta-correias, estante com grandes vãos para posicionamento de latarias.
- Área têxtil: Cabideiros reguláveis, porta tecidos e etc.